quarta-feira, 4 de fevereiro de 2009

Fui ser gauche na vida

Foi meter o guidão na primeira avenida pra sentir aquele anjo negro com tração nas quatro rodas berrando na minha orelha: "vai, Natália, pra puta que te pariu!". Sabe como é, rua é lugar de carro. “Veículo de motor a explosão, destinado ao transporte de passageiros ou de cargas”, diz o Houaiss. Daí que todo dia assisto a um espetáculo de buzinas e faróis altos que me fazem fugir para a calçada. Só que calçada é lugar de pedestre! E tem sempre uma gordo-macarrônica que berra "mas agora já me tomar'as'carçada de vez!".

Quando eu fiz CFC (não o Cloro-Flúor-Carbono, o outro), aprendi que, por lei, os veículos maiores devem zelar pelos menores. No caso das bikes e motocicletas, deve-se passar por elas a uma distância mínima de 1,5m. Na pista da direita, deve-se deixar o acostamento livre, por onde as bicicletas devem transitar. Só que os motoristas paulistanos insistem em continuar a não respeitar essas regras. Sofrem da peculiar síndrome de Gabriela “eu nasci assim, eu cresci assim, eu sou mesmo assim, vou ser sempre assim”. Dia desses, eu tava na faria lima, a pista da direita completamente esburacada e a calçada fininha lotada de pedestres. Fui para a faixa que separa a primeira da segunda pista e tomei uma puta buzino-fechada de um Ecosport que queria mudar de faixa.


Gente, quando eu falo de zelar pelos veículos menores, eu to falando de uma bike que não alcança o pé no chão!




3 comentários:

Cristina Casagrande disse...

Mas, Nati, os carros são estúpidos entre si. Você já reparou como o ser humano se transforma quando está dirigindo. Eu não conheço ninguém, eu disse NINGUÉM, que não se ache ao menos um tiquinhozinhoinho o rei da cocada preta quando tá dirigindo.

Keep riding your bike, but take care.

Anónimo disse...

Sensacional cara! E o pessoal achando ruim que estao vendendo menos carros. Acho que a crise realmente é rum, mas vender menos carro não é não.

Anónimo disse...

ei nati, mto bom! acho que um grande problema de brasileiro no convivio social eh o umbiguismo cronico ou a falta de visao periferica aguda. reparar nos outros eh difiiicil (e quem disse que a gente quer reparar, ne?). mas tem uma esperança, pq brasileiro, na sua genese, costuma ser generoso, eh uma questao de costume. acho que gente como vc tende a fazer pequenas revolucoes diarias enfrentando a ma educacao institucionalizada de motoristas. eh louvavel, mas, ó: tem que se precaver. leva contigo no bolso do casaco aqueles sprays com buzina de scania pro caso de alguem te buzinar..:-)